Pravy Sektor anuncia retirada das barricadas na capital da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 05/04/2014 07h04

Kiev, 5 abr (EFE).- O Pravy Sektor (setor de direita), braço armado da revolução que derrubou o regime de Viktor Yanukovich em fevereiro, anunciou neste sábado a retirada das barricadas em Kiev, construídas durante os violentos enfrentamentos na capital ucraniana que terminaram com uma centena de mortos.

“As organizações sociais que participaram ativamente nos fatos revolucionários dos últimos meses, incluído o Pravy Sektor, se reunirão (hoje) de novo em Kiev. Desta vez, para pôr em ordem a maior praça do país e retirar o lixo”, afirmou o partido de extrema-direita em um comunicado divulgado em seu site.

A nota acrescenta que “as instalações de defesa erguidas pelos ativistas do Maidan (Praça da Independência) já cumpriram sua missão”.

“Todos os que queriam tirar fotos com elas, como uma lembrança da revolução, já o fizeram”, diz a nota do movimento ultranacionalista.

Além disso, “já é hora de voltar à vida pacífica, de se preparar para a Páscoa. Na véspera desse feriado, como é sabido, é preciso limpar a casa, o quintal e a cidade”.

As autoridades ucranianas manifestaram em várias ocasiões sua disposição de retirar as barricadas da Praça da Independência, no entanto, tal iniciativa não tinha recebido o aval de vários ativistas da revolução até agora.

O Pravy Sektor, principal força de confrontação dos manifestantes nos trágicos enfrentamentos registrados em fevereiro em Kiev, é uma organização que reúne vários grupos da extrema-direita, inclusive algumas torcidas organizadas dos times de futebol. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.