Presidente russo estabelece restrições a protestos durante os Jogos Olímpicos de Inverno

  • Por Agencia Brasil
  • 04/01/2014 13h19

Da Agência Brasil*

Brasília – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou hoje (4) um decreto que estabelece restrições a protestos de caráter político e social durante os Jogos Olímpicos de Inverno, cedendo às pressões do Comitê Olímpico Internacional (COI).

As manifestações serão permitidas em zonas delimitadas nos arredores dos locais dos jogos, entre 7 e 23 de fevereiro, desde que previamente autorizadas pelas autoridades. Os Jogos de Inverno serão realizados na cidade Sochi.

Em agosto do ano passado, Vladimir Putin já tinha assinado um decreto que proibia manifestações nas áreas próximas do balneário do Mar Negro a partir de 7 de janeiro.

Em dezembro, o presidente do COI, Thomas Bach, já tinha revelado que as autoridades russas concordavam em definir “zonas de protesto” durante os Jogos de Inverno, decisão formalizada hoje por Vladimir Putin.

Nos dias 29 e 30 de dezembro, dois atentados suicidas atingiram a cidade Volgogrado, levantando dúvidas quanto à segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno. O primeiro ocorreu na principal estação de trem de Volgogrado, localizado a 700 quilômetros de Sochi. O segundo, foi em um trólei, meio de transporte público comum nas cidades russas. Os atentados levaram à morte 34 pessoas.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.