Presidente sul-coreana: “Coreia do Norte é mais imprevisível que nunca”

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 02h19

Seul, 6 jan (EFE).- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, advertiu nesta segunda-feira que o regime comunista da Coreia do Norte é agora “mais imprevisível do que nunca” e destacou que Seul está preparada para “todos os cenários possíveis”.

Park, que deu sua primeira entrevista coletiva em quase um ano desde que assumiu a Presidência em fevereiro de 2013, destacou que a recente execução do tio do líder e ex-número dois de Pyongyang, Jang Song-thaek, destacou a “instabilidade” do regime de Kim Jong-un.

Portanto, reafirmou que Seul deve “garantir a paz” extremando a segurança perante possíveis ações hostis do Norte em cooperação com os países aliados como os Estados Unidos.

A chefe de Estado sul-coreana reafirmou seu ceticismo perante o gesto conciliatório do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que em seu discurso de Ano Novo expressou seu desejo de estreitar de novo os laços bilaterais.

Park deu as boas-vindas à mensagem de Kim, mas destacou que “as ações e a sinceridade são o que contam”, após lembrar que em 2013 o líder norte-coreano enviou uma mensagem similar e meses depois empreendeu sua maior campanha de hostilidades em anos contra Seul e Washington.

Perguntada por uma hipotética reunião bilateral com Kim Jong-un, a presidente sul-coreana sentenciou que não aceitará se reunir com seu colega “pelo mero fato de falar”, mas sim o fará no caso de poderem alcançar “resultados práticos”. EFE

aaf/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.