Presidente ucraniano fala com Merkel sobre soluções para a crise

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2014 17h08

Kiev, 23 jan (EFE).- O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, teve nesta quinta-feira uma conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre as possíveis soluções para a crise que sofre seu país.

Em comunicado, a Presidência ucraniana informou em seu site que ambos os líderes “abordaram assuntos relativos a uma saída pacífica para a crise política” e “vias para a estabilização da Ucrânia”.

O Governo alemão, por enquanto, não divulgou nenhuma informação relacionada com esta conversa telefônica.

Horas antes, Merkel tinha expressado sua “indignação” com o corte de liberdades na Ucrânia e tinha pressionado o Governo de Kiev, perante a escalada da violência, em “respeitar direitos civis” como a liberdade de reunião e manifestação em vez de restringi-los.

“Estamos horrorizados com as imagens que nos chegam de Kiev”, assegurou a chanceler em um comparecimento perante a imprensa após uma reunião do conselho de ministros.

As autoridades de Kiev devem “garantir que se respeitem os direitos civis fundamentais como o de reunião e manifestação”, acrescentou então a chanceler alemã.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, viajará para Kiev na próxima semana para se reunir com Yanukovich e com líderes da oposição, segundo anunciou nesta em comunicado.

“O objetivo deste deslocamento é acompanhar a situação muito de perto e reforçar os esforços da UE para conseguir uma solução política para a crise neste país”, assinalou.

O comissário europeu de Ampliação e Política de Vizinhança, Stefan Füle, também se deslocará para capital ucraniana, enquanto uma delegação do Parlamento Europeu (PE) o fará no início da próxima semana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.