Presos iranianos têm pena de morte perdoada após memorizar Corão

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 11h02

Teerã, 15 fev (EFE).- Dezesseis presos iranianos sentenciados à pena de morte foram perdoados após conseguir memorizar o Corão, informaram neste sábado veículos de imprensa locais.

A medida foi tomada na prisão de Isfahan, na região central do Irã, onde foi realizada uma cerimônia de perdão na presença dos guardiães e de 2 mil presos, informou emissora de rádio iraniana Zamaneh.

Reza Sadeghi, um oficial da província, contou à agência de notícias “Isna” que cinco dos presos eram mulheres e os outros 11,homens.

Deles, 15 tiveram alteração da pena, e outro teve a pena reduzida a 15 anos de prisão.

Segundo explicou Sadeghi, uma diretriz nacional estabelece que os presos que memorizarem o livro sagrado do islã poderão desfrutar de uma redução de pena ou até do perdão.

Todos os anos, centenas de pessoas são executadas na forca no Irã, cerca de 80% delas por posse ou tráfico de drogas, mas também por outros delitos como estupro e assassinato.

Segundo o Centro de Documentação de Direitos Humanos do Irã, organização com sede nos Estados Unidos, em 2013 foram executadas 624 pessoas no país e, em 2014, já morreram 102. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.