Produção industrial brasileira sobe em nove das 14 regiões em maio, diz IBGE

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2015 11h05

Poluição do hemisfério norte é um dos fatores responsáveis pela redução de chuvas na América Central

Image Source/Folhapress Poluição indústria

A produção industrial brasileira de maio subiu em nove dos 14 locais pesquisados pelo IBGE no mês de abril. As taxas são moderadas e não recuperam as perdas do ano.

As maiores altas foram registradas no Ceará (3,6%) e no Amazonas (2,6%), as duas que mais caíram na comparação anual. Em Pernambuco, a produção industrial subiu 1,4%. Já em Minas Gerais, o avanço foi de 1,3%. Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), São Paulo (0,5%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%) também registraram avanço.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (10) são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional do IBGE. No início deste mês, o instituto divulgou que a produção da indústria subiu 0,6% de abril para maio, o que surpreendeu analistas.

Na comparação com maio de 2014, foi registrada queda em 13 dos 15 locais pesquisados no mesmo mês deste ano. São Paulo teve uma retração de 13,7% na produção nesta comparação, um resultado pior do que a média nacional (-8,8%). A queda no Estado foi ocasionada pela indústria de alimentos, veículos, máquinas e equipamentos de informática.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a maior queda da produção ocorreu no Ceará (-13,9%), ocasionada sobretudo por artigos de couros e calçados.

Entre os Estados que apresentaram aumento da produção industrial no mês de maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado, estão Espírito Santo (14,1%) e Pará (2,6%).

O minério de ferro e a metalurgia puxaram o aumento da produção industrial do ES, no PA, apenas o minério.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.