Promotor Roberto Livianu diz que corrupção “apodreceu” o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 05/10/2017 18h53
Reprodução/Youtube Reprodução/Youtube Na contramão deste que é talvez o maior problema do Brasil, o promotor falou sobre a Lava Jato

“Esses que estão no poder, não mudarão a regra do jogo.” A frase é do promotor de Justiça e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu. O convidado do programa Perguntar Não Ofende desta semana se disse a favor de uma candidatura avulsa e independente, além de defender representates da sociedade sem partido no Congresso Nacional.

De acordo com o promotor, apesar de lamentar acreditar nessa ideia, isso ocorre por não ter mais confiança na democracia por meio de partidos.

“Se os partidos são corretos, íntegros, se funciona da maneira como foi concebido, a coisa é correta, é regular. Só que apodreceu. Se nós tivéssemos no Brasil uns oito ou 10 partidos, com princípios ideológicos verdadeiros, com militância verdadeira, sem coronelismo, respeitando a lei da ficha limpa, não dando legenda a ficha suja, nós poderíamos acreditar nessa ideia”, afirmou.

Livianu disse que a situação no País “apodreceu” de uma forma que é necessário zelar pelo direito do cidadão de poder renovar e estar representado por alguém que não tenha vínculo com nenhum partido político. Para ele, infelizmente temos que conviver com a corrupção.

Na contramão deste que é talvez o maior problema do Brasil, o promotor falou sobre a Lava Jato. Nesta semana, o juiz Sérgio Moro disse que a operação está chegando ao fim, mas não necessariamente significa que a luta contra a corrupção no Brasil também. “O trabalho do Ministério Público não é atrelado ao juiz”, disse.

Livianu ainda elogiou a Lava Jato e a ação de Moro, relembrando que a boa avaliação não se resume somente a ele, já que
a operação se tornou um case mundial no que diz respeito ao combate à corrupção e as decisões do juiz têm a aprovação de mais de 90% da população.

“As decisões são jurídicas. Sérgio Moro pergunta muito. Ótimo que se pergunta, porque se está perguntando, está se buscando a verdade”, afirmou o promotor.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa de Roberto Livianu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.