PSDB terá chapa pura na eleição de São Paulo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/07/2016 09h55
Reprodução/Facebook João Doria Jr. João Doria Jr. com material de campanha - REP FACE

O deputado federal tucano Bruno Covas vai concorrer como vice na chapa encabeçada pelo empresário João Doria, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. A chapa “puro-sangue” foi confirmada com duas fontes importantes da campanha e será anunciada oficialmente nesta quinta-feira, 21. Bruno Covas é advogado e economista e está em seu primeiro mandato como deputado federal depois de oito anos na Assembleia Legislativa paulista. 

O nome do deputado é defendido pelos principais líderes da campanha tucana por ser jovem e ao mesmo tempo carregar o nome de um político de peso dentro do partido. Bruno tem 36 anos e é neto de Mário Covas, que governou o Estado de São Paulo entre 1994 e 2001, ano de sua morte aos 71 anos. 

Com isso, Bruno atenderia a duas demandas, uma externa e outra interna. Aos olhos do eleitor, “casaria” com a imagem de Doria, um neófito na política, único entre os pré-candidatos a disputar sua primeira eleição. 

Dentro do partido, segundo os defensores do nome do deputado, um vice do PSDB com um sobrenome de peso como Covas serviria para pacificar o ambiente interno após conturbadas prévias, cujos desdobramentos resultaram um racha no partido. As primárias foram marcadas por denúncias de irregularidades e levaram à desfiliação do vereador Andrea Matarazzo, quadro histórico da legenda e pré-candidato pelo PSD. 

Um terceiro argumento de quem defende a ideia da chapa “puro-sangue” é a preocupação em não preterir um dos partidos que anunciaram apoio ao candidato tucano. Na última quarta-feira, 20, Doria anunciou a adesão do PTC, a décima sigla a compor a chapa da qual fazem parte o PSB, PMB, PHS, PV, PPS, PP, DEM, PRP e PTdoB, além do PSDB. 

Com o maior número de partidos em sua aliança, Doria será o candidato como maior tempo de TV, arma fundamental para garantir a exposição do político, que está entre os menos conhecidos. Sem considerar o tempo conquistado com a adesão do PTC, Doria tem 13 minutos para dividir diariamente em inserções de 30 ou 15 segundos. 

Cargos

Na segunda-feira, 18, o governador Geraldo Alckmin deu posse a um indicado do PP no comando da Secretaria de Meio Ambiente. Ao se unir a Doria, o PP acrescentou 2 minutos e 39 segundos diários ao tempo reservado às inserções de TV do aliado de Alckmin.

Durante sabatina realizada pelo portal UOL, o jornal Folha de S Paulo e o SBT, também na quarta-feira, Doria negou que haja loteamento de cargos no governo estadual em troca de apoio a sua campanha. “Não há loteamento. Qual a ilegitimidade de uma coligação política? Se se faz em todos os planos, qual o impedimento de se fazer em plano municipal? Não negociamos cargo na Prefeitura nem subprefeitura. Faremos programa de governo”, disse.

A candidatura do tucano foi construída sob forte influência de Alckmin, que é um dos nomes cotados para a disputa à Presidência em 2018. O governador referendou o nome do empresário nas prévias da capital à revelia de outros dos principais líderes do PSDB paulista, o que provocou racha na legenda. 

O ex-governador Alberto Goldman, vice-presidente nacional do partido, denunciou Doria por compra de votos e abuso de poder econômico. Quadros históricos do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o chanceler José Serra e o senador Aloysio Nunes Ferreira defendiam o nome de Matarazzo. 

Para evitar esvaziamento na convenção de Domingo, 24, que vai oficializar a chapa de Doria e Bruno, Alckmin convocou quatro governadores tucanos: Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT) e Reinaldo Azambuja (MS). O senador Aécio Neves (MG) não estará, mas gravou um vídeo que será exibido no evento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.