Putin espera por países capazes de contribuir para paz síria em Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2014 09h46

Moscou, 16 jan (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, expressou nesta quinta-feira sua confiança de que na conferência de paz sobre a Síria participem todas aquelas pessoas capazes de contribuir para o fim do conflito no país árabe.

“Esperamos que nela (conferência de paz) participem todas as partes que são capazes de realizar uma contribuição positiva ao fim do conflito”, assinalou Putin, citado pelas agências locais.

Moscou diz que a presença de potências regionais como o Irã e Arábia Saudita é crucial para o êxito da conferência.

Putin, que fez estas afirmações hoje ao receber as cartas credenciais de 20 embaixadores no Kremlin, pediu “apoio ativo aos esforços da comunidade internacional para os preparativos da conferência sobre a Síria”.

“Faremos tudo o que depender de nós para que a conferência ajude a entabular um diálogo e conduza à cessação do sem sentido derramamento de sangue”, disse.

Putin se reunirá hoje com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, que chegou ontem à noite a Moscou após se reunir em Damasco com o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Teerã quer participar da conferência que começará em 22 de janeiro na Suíça (Genebra 2), mas não recebeu ainda o convite oficial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, Zarif ressaltou que Teerã não aceitará nenhuma condição prévia para participar de Genebra 2 “distinta às que foram apresentadas aos demais convidados”.

O secretário de Estado americano, John Kerry, assegurou nesta semana, depois de se reunir com Lavrov em Paris, que Teerã “é bem-vindo”, mas deve antes reconhecer que o objetivo do encontro é aplicar o estipulado na reunião de junho de 2012 em Genebra.

Segundo o comunicado aprovado então, todas as partes marcaram como objetivo formar um Governo provisório com poderes executivos para pilotar a transição no país.

Ao contrário da Arábia Saudita, que já recebeu o convite enviado pelas Nações Unidas, Teerã ainda não tem o consentimento oficial.

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, manterá amanhã, sexta-feira, consultas com as autoridades russas em Moscou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.