Rebeldes xiitas e salafistas chegam a acordo para novo cessar-fogo no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2014 09h06

Sana, 11 jan (EFE).- Rebeldes xiitas e um grupo salafista chegaram a um acordo para um novo cessar-fogo após três meses de combates nos arredores da cidade de Damaj, na província de Saada, no noroeste do Iêmen, informou neste sábado a agência oficial de notícias “Saba”.

Representantes das partes fecharam o acordo ontem, na presença de membros do Parlamento e do Escritório da Presidência do Iêmen, segundo a “Saba”.

O cessar-fogo entrou em vigor às 21h locais (16h de Brasília) de sexta-feira e foi permitida a entrada imediata a Damaj de militares para verificar o cumprimento do acordo.

Uma fonte salafista afirmou à Agência Efe que os dois bandos se comprometeram a respeitar o cessar-fogo e que as forças do Exército começaram hoje a atuar na região.

Outros pactos para cessar a violência foram declarados anteriormente, apesar de posteriormente as partes em conflito terem voltado a se enfrentar pelo controle de Damaj.

Centenas de pessoas de ambos os grupos morreram nos combates que duraram pelo menos 93 dias, desde que em outubro do ano passado combatentes do movimento xiita dos houthis atacaram essa cidade.

Os houthis denunciam que há combatentes estrangeiros que lutam junto com os salafistas, enquanto estes asseguram que se trata de estudantes do centro de estudos islâmico Dar el Hadiz, localizado em Damaj e à qual vão fundamentalistas de todo o mundo.

Damaj já foi alvo, em novembro de 2011, de uma ofensiva similar do movimento houthi, que tomou o controle de Saada em 2010 depois de mais de cinco anos de enfrentamentos com as tropas iemenitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.