Robótica com software e hardware livres incrementa formação de estudantes

  • Por Agencia Brasil
  • 31/01/2014 17h28

Projeto utilizou o Arduíno para desenvolver ferramentas com os alunos (Sérgio Graças/Divulgação)

São diversas as tecnologias que podem ser usadas em sala de aula para atrair atenção de alunos e estimular participação das crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem. Com essa ótica, um projeto em Volta Redonda (RJ) foi além das aulas de informática e introduziu conceitos de robótica com softwares livres em sala. A ideia foi apresentada em uma das palestras da Campus Party, em São Paulo.

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O projeto Salto na Escola reuniu estudantes do 5º ao 9º ano e, durante 10 semanas, convidou professores e alunos a vencer desafios propostos após a introdução de conceitos básicos da robótica. “A ideia não é dar nada pronto, é fazer que ele consiga encontrar soluções para os problemas que ele vai encontrar”, explica Sérgio Graças, responsável técnico do Projeto de Informática Aplicada à Educação (VRlivre).

O software livre foi a opção encontrada para manter o baixo custo e a acessibilidade da iniciativa. “Não adiantava a gente falar para os pais dessas crianças que teríamos que comprar um kit proprietário de mil reais”, comenta Sérgio. Como resultado, os alunos participantes construíram seis projetos, entre eles lâmpadas, cancelas de estacionamento e até mesmo um piano utilizando o arduíno.

As atividades prezam pela autonomia das crianças e adolescentes. Esta é, segundo Sérgio, uma forma de estímulo para os alunos e contribuiu para os resultados acima do esperado. “Eles não querem fazer o mais simples, querem buscar o que é melhor”, afirma. A resposta da iniciativa veio, também, em outras formas como a melhora do comportamento dos estudantes. “Teve aluno que mudou em sala de aula, porque encontrou algo que chamou a atenção”, comemora.

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No projeto, professores receberam instruções sobre o tema simultaneamente para que, ao final das 10 semanas de aulas, os educadores pudessem multiplicar o trabalho nas escolas. “O projeto prova que a gente não precisa ter todo o conhecimento para passar para o aluno. Ele (o professor) pode, junto com o aluno, construir esse conhecimento, acertar os desafios e resolver os problemas”, defende Gyani Abreu, coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.

No vídeo abaixo, Gyani Abreu fala sobre o projeto e comenta resultados. Assista:

Mais resultados do projeto podem ser encontrados no canal de Sérgio Graças no Youtube.

*O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser utilizada para criar ferramentas de diversos tipos, todas elas com baixo custo e de fácil utilização por qualquer pessoa interessada.

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