Alemanha propõe missão civil da UE para combater ebola na África

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 14h20

Berlim, 19 out (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, propôs neste domingo a criação de uma missão civil da União Europeia (UE) destinada a combater a epidemia de ebola na África.

O objetivo dessa missão será coordenar os esforços dos membros europeus comprometidos na luta contra a epidemia e centralizar o envio de material e equipes de saúde à região afetada, indicou o ministro durante a inauguração da Cúpula Mundial da Saúde, realizada em Berlim.

“A Europa deve conjugar melhor suas capacidades. A Alemanha já está capacitando voluntários para a região em crise. Nas tarefas de capacitação poderiam participar membros de outros países da UE”, acrescentou o ministro no fórum, cujas sessões vão até quarta-feira, com a participação de representantes de 90 países.

Mais de cinco mil soldados e pessoal civil do exército alemão responderam à ligação do Ministério da Defesa de participar como voluntários na luta contra o ebola.

Há algumas semanas partiu um primeiro contingente para a região afetada pela epidemia, após receberem treinamento segurança e prevenção.

Steinmeier levará a proposta ao Conselho de ministros das Relações Exteriores da UE que será realizado amanhã, segunda-feira, em Luxemburgo e que também abordará o problema do ebola.

Ontem Steinmeier pressionou a comunidade internacional e especialmente os parceiros da UE a “unir forças contra o ebola” diante da dimensão de uma epidemia que, admitiu, “todos nós havíamos subavaliado”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou na sexta-feira que 4.500 tenham morrido e mais de 9.200 tenham sido contaminadas pelo vírus do ebola. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.