ANS determina reajuste máximo para quatro operadoras de planos de saúde

  • Por Agência Brasil
  • 07/08/2014 15h35
Brasília - Leitos no Hospital de Apoio de Brasília, especializado no tratamento de doenças como câncer em estágio avançado, hemofilias, anemia falciformes e púrpuras Valter Campanato/ABr Leito de hospital

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a taxa máxima de reajuste para planos antigos de quatro operadoras de planos de saúde. Os reajustes valem para o período de julho de 2014 a maio de 2015.

A Amil Assistência Médica Internacional foi autorizada a reajustar seus contratos em até 9,65%. Já as seguradoras especializadas em saúde Sul América, Bradesco e Itauseg poderão aplicar índice de reajuste de até 10,79%.

Os planos abrangidos pela determinação foram negociados antes da vigência da Lei 9.656/98. As quatro operadoras assinaram com a ANS termos de compromisso com cláusula de reajuste. O índice vai nortear os preços para 353.999 beneficiários, o que corresponde a menos de 1% dos quase 50 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil.

Em caso de defasagem entre a aplicação do reajuste e o mês de aniversário de contrato, as operadoras poderão cobrar retroativamente o valor de até dois meses. Por exemplo, se o aniversário do contrato é em julho de 2014 e o reajuste for aplicado em setembro de 2014, será permitida a cobrança retroativa dos meses de julho e agosto em setembro e outubro.

Aline Leal – Repórter da Agência Brasil // Edição: Denise Griesinger

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.