ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde; contratos antigos não são afetados

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2015 08h02
Divulgação/ANS Divulgação Com a maior abrangência de tratamentos, existe a possibilidade de aumento no custo dos planos de saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar suspende a partir de hoje a comercialização de 87 planos de 22 operadoras. O motivo é o não cumprimento dos prazos de atendimento e outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Entre os convênios que tem a comercialização suspensa estão: Allianz Saúde, Unimed Paulistana, Unimed Recife e Unimed Rio.

O advogado Arthur Rollo, especialista em Direito do Consumidor e consultor da Jovem Pan, explica a situação de quem tem esses planos de saúde. “Quem tem contrato com essa operadora, o contrato continua em vigor, continua podendo realizar exames. Essa suspensão não afeta consumidores que já tem contrato celebrado”, explica.

Cerca de 3,2 milhões de beneficiários estão vinculados aos planos com comercialização suspensa.

Falando a Izilda Alves, o advogado Arthur Rollo orienta clientes de planos de saúde com suspeita de dengue que estão pagando indevidamente pelos exames. “Se for cobrado não pague, mas entre no juizado especial e diga para o funcionário que precisa de uma liminar para que o juiz autorize o não-pagamento, porque essa é uma conta que deve ser paga pelo seguro de saúde”, aconselha.

Além da comercialização suspensa, operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$80 mil a R$100 mil.

A lista de planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa está no site da ANS: www.ans.gov.br.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.