ANS suspende venda de 73 planos de saúde a partir desta quinta (20)

  • Por Agência Brasil
  • 20/08/2015 10h30
FOTO: Reprodução Projeção revela que em algumas décadas planos de saúde serão impagáveis para quase toda a população

A partir de hoje (20), 73 planos de saúde de 15 operadoras estão com a comercialização suspensa. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para as empresas que tiveram muitas reclamações dos beneficiários. A lista com os planos suspensos está disponível no site da agência.

A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações de consumidores, como não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e negativas indevidas de cobertura.

Das 15 operadoras com planos com venda suspensa nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Segundo a ANS, a punição só termina quando a empresa provar que melhorou o atendimento aos clientes. Desta forma, 52 planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa em ciclos passados podem voltar a ser vendidos, pois conseguiram melhorar o atendimento.

Desde o início do monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e mais 976 planos voltaram ao mercado após comprovarem melhorias no atendimento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.