Após limpeza, hospital contaminado por bactéria em Guarulhos é reaberto

  • Por Agencia Brasil
  • 02/07/2015 08h58

O Hospital Municipal de Guarulhos, na grande São Paulo, reabriu nesta quinta-feira (2), após ficar nove dias fechado para desinfecção da bactéria multirresistente acinetobacter baumannii, presente na ala de observação do pronto-socorro. Nos últimos dois meses, quatro pacientes do hospital morreram por complicações em razão dessa bactéria.

A bactéria, geralmente, é inofensiva em pessoas saudáveis, mas pode piorar o quadro de pacientes mais graves. As quatro pessoas que morreram estavam com a saúde muito comprometida, pois passaram por doenças como acidente vascular cerebral, derrame e enfisema pulmonar.

O hospital precisou transferir 30 pacientes que estavam internados no pronto-socorro. Foram coletados exames de todos esses pacientes para identificar possíveis infecções pela bactéria. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, nenhum deles foi contaminado.

Os 70 pacientes internados na enfermaria, ala que não foi afetada pela bactéria, permaneceram no hospital. Por prevenção, porém, todo o hospital foi fechado para fazer a limpeza terminal, uma desinfecção completa para eliminar a bactéria. Além disso, o hospital recebeu uma reforma, como nova pintura e uma divisória para separar homens e mulheres.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.