Autoridades confirmam 1º caso de vírus chicungunha na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 13h21

Bogotá, 18 jul (EFE).- A Secretaria de Saúde de Valle del Cauca confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso do vírus de chicungunha na Colômbia, o qual foi identificado em uma senhora de 71 anos que havia acabado de chegar da República Dominicana.

“A saúde portuária detectou que a senhora trazia uma série de remédios e, ao questioná-la, notaram que ela tinha sido tratada de chicungunha na República Dominicana”, declarou o secretário de saúde de Valle del Cauca, Fernando Gutiérrez.

Na sequência, segundo Gutiérrez, o funcionário disse que entrou em contato imediatamente com a Saúde Pública do departamento e com o Instituto Nacional de Saúde, onde ficou comprovado que este era o primeiro caso reportado do vírus no país.

Gutiérrez acrescentou que, após comprovar a informação, “prepararam todos os alertas para tomar as medidas pertinentes”.

A paciente é uma aposentada da Universidade de Valle e, neste momento, se “encontra em sua casa. De acordo com o secretário de Saúde de Valle, o tratamento médico da aposentada evoluiu positivamente”.

O vírus do chicungunha é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti e causa sintomas parecidos com o da dengue, com fortes dores nas articulações e febre. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.