Brasil produzirá mosquitos transgênicos para combater dengue

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 18h42

São Paulo, 29 jul (EFE).- O Brasil inaugurou nesta terça-feira a primeira fábrica de produção de mosquitos transgênicos do país, uma tecnologia que, caso seja aprovada, pode ajudar a combater a dengue e o vírus chicungunha.

A empresa britânica Oxitec começará a produzir em Campinas (SP), mosquitos geneticamente modificados para que tenham filhotes que não cheguem à vida adulta na natureza e, assim, diminuir a população do aedes aegypti.

O uso desse método foi autorizado no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em abril, mas a comercialização dos insetos transgênicos ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A tecnologia foi desenvolvida na Inglaterra em 2002 e se baseia na injeção de dois genes nos ovos do mosquito aedes aegypti. O primeiro gene serve para produzir uma proteína que impede que os descendentes do mosquito cresçam e o segundo para identificá-lo sob uma luz específica com o microscópio.

De acordo com a empresa, uma vez colocados na natureza, os machos transgênicos cruzam com as fêmeas, responsáveis por incubar e transmitir o vírus, e geram filhotes que morrem antes de chegar à fase adulta, o que reduz a população e ajuda a reduzir a incidência da dengue.

Estudos realizados Juazeiro (BA) mostraram uma redução de mais de 90% da população selvagem nas regiões nas quais foram os insetos foram soltos, o que justificou a aprovação da tecnologia pela CTNBio.

A Oxitec do Brasil tem capacidade para produzir dois milhões de machos por semana, embora a empresa espere construir novas unidades nos próximos meses.

De acordo com Moscamed, organização associada a Oxitec nos testes, a tecnologia é crucial para o controle do mosquito transmissor da dengue. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.