Campanha de vacinação contra gripe imunizou menos de 30% do público alvo

  • Por Agência Brasil
  • 18/05/2015 18h40
Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa Os pais devem ficar atentos ao prazo para a segunda dose da vacinação

Após 11 dias de campanha de vacinação contra a gripe, apenas 29,24% do público alvo já foram imunizados. O grupo de pessoas mais vulneráveis a complicações da doença é formado por 49,7 milhões de pessoas, das quais 14,5 milhões foram vacinadas entre o dia 4 de maio, início da campanha, e o último dia 15, segundo balanço divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde.

Mulheres que tiveram filho em até 45 dias formam o público alvo que mais buscou a imunização, com 40% de cobertura. Em seguida, os idosos (32,1% de cobertura), crianças de seis meses a cinco anos incompletos (29,8%), gestantes (27,56%) e trabalhadores da saúde (22,9%).

A meta do ministério é imunizar 80% do público alvo até sexta-feira (22), quando a campanha será encerrada. Disponibilizada pelo Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

O período de maior circulação da gripe vai do fim de maio até agosto. Como a vacina demora de duas a três semanas para gerar anticorpos no organismo, as pessoas devem procurar a imunização durante a campanha.

Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Desde 4 de maio, a vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

O Ministério da Saúde informou que, após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção, vermelhidão e enrijecimento, mas que esses sintomas são benignos e costumam passar em até 48 horas . A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica prévia em doses anteriores ou para aqueles que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.