Cientistas investigam como genética pode interferir em respostas a placebo

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2015 21h13

Washington, 13 abr (EFE).- A compreensão dos processos genéticos de resposta ao placebo pode contribuir para o aprimoramento dos tratamentos médicos, indicou uma investigação publicada nesta segunda-feira pela revista científica “Cell Press”.

“Entender os genes relacionados com as respostas ao placebo abre a possibilidade para melhorar a resposta dos pacientes aos tratamentos médicos e farmacêuticos e aperfeiçoar a pesquisa sobre as diferentes reações ao placebo”, explicou a autora principal do estudo, Kathryn Hall.

Hall e sua equipe analisaram se os processos biológicos dos pacientes que respondem ao efeito placebo são diferentes dos que não o fazem.

Estudos anteriores revelaram que certas vias nervosas ajudam a acelerar o efeito placebo, enquanto os cientistas do Beth Israel Deaconess Medical Center de Boston (EUA) analisaram se as variações genéticas nessas vias podem modificar o efeito placebo.

“Estas conclusões abrem a possibilidade de usar exames genéticos para identificar os transmissores do placebo. Mas poderiam existir conflitos éticos ao realizar provas genéticas para determinar se um paciente é sensível ao placebo”, argumentaram os pesquisadores.

Estas revelações poderiam dirigir melhor a seleção dos pacientes para os ensaios médicos, por exemplo ao assinalar os que deveriam ser excluídos porque têm tendência a experimentar melhora independentemente do tratamento que receberem.

“São hipótese novas que, até onde sabemos, não foram ainda abordadas pela literatura científica. É necessário mais investigação neste sentido”, disse Hall.

“Nossa proposta de incorporar estudos de placebo nos futuros testes médicos é inovadora e pode representar uma redução considerável de despesas, além de oferecer conhecimentos sobre os mecanismos envolvidos na resposta ao placebo em uma ampla variedade de doenças e tratamentos”, acrescentou o especialista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.