Começa campanha de vacinação para combater gripe em todo o país

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2014 08h22

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa hoje e pretende imunizar quase 50 milhões de pessoas. Neste ano, também podem receber a dose contra a Influenza as crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

A imunização inclui ainda pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, índios, gestantes, presos e funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo até o dia 9 de maio quando se encerra a campanha.

A dose protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, explicou o investimento na campanha inclusive com a ampliação da faixa etária das criança.

*Ouça os detalhes no áudio

Os portadores de cardiopatias, diabetes, hipertensão, imunodeprimidos e transplantados devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, o secretário estadual da Saúde, David Uip, enfatizou a segurança da vacina contra a gripe.

Os bebês de seis meses até crianças de 5 anos devem ser vacinadas gratuitamente assim como os idosos com 60 anos ou mais. O pediatra Fernando Fernandes afirmou que ampliação da faixa etária infantil serve para aumentar a proteção do restante da população.

Cerca de 65 mil postos de vacinação abrigam a campanha e, no sábado, dia 26 de abril, acontece a mobilização nacional. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é contra indicada apenas para quem tem alergia a ovo de galinha.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.