Coreia do Norte aumenta controles para impedir entrada do ebola no país

  • Por Agencia EFE
  • 23/10/2014 07h41

Seul, 23 out (EFE).- A Coreia do Norte revelou nesta quinta-feira que intensificou os controles para evitar a chegada do vírus do ebola ao país, um dos mais isolados do mundo e onde a entrada e saída de cidadãos já é fortemente restrita em condições normais.

O isolado regime comunista endureceu as medidas de quarentena nos portos, aeroportos e área de fronteira, informou um representante do Ministério da Saúde na televisão estatal norte-coreana “KCTV”.

A fonte evidenciou a importância de fazer “exames médicos responsáveis” em qualquer norte-coreano que retorne da região da África Ocidental e de outros países afetados pelo vírus, assim como nos estrangeiros que visitam o país.

O jornal “Rodong” do Partido dos Trabalhadores publicou uma reportagem sobre a rápida propagação do ebola no mundo todo e informou sobre os sintomas desta doença.

É um fato curioso que a fechada Coreia do Norte tenha mostrado tanta preocupação com a possível chegada do ebola, já que é um dos países mais isolados do mundo.

De fato, apenas aproximadamente uma dezena de voos semanais liga o país ao exterior, a maioria deles com localidades chinesas.

Mesmo assim, cabe destacar que a Coreia do Norte mantém relações diplomáticas com alguns países africanos, entre eles a Nigéria, um dos afetados pelo surto deste ano desta doença letal.

Os laços entre o regime norte-coreano e a África remontam à época da Guerra Fria, quando Pyongyang realizava campanhas de ajuda econômica e militar para ganhar aliados entre os chamados “países não alinhados”.

A imprensa norte-coreana já tinha feito menção ao ebola no final de setembro, em um boletim da agência “KCNA” que pedia para se lutar contra esta epidemia através de uma “campanha enérgica”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.