Descoberto pela primeira vez papel de proteína tau em doença de Huntington

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2014 17h43

Madri, 20 jul (EFE).- Uma equipe de cientistas espanhóis e holandeses detectou pela primeira vez o papel desempenhado pela proteína tau na doença de Huntington, que era até agora desconhecida, publicou neste domingo a revista “Nature Medicine”.

O trabalho pode levantar novas abordagens para esta desordem neurodegenerativa que causa movimentos involuntários, alterações psiquiátricas e demência, explicou uma nota do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede sobre Doenças Neurodegenerativas.

A doença de Huntington é causada por uma mutação no gene da huntingtina (HTT), que envolve a expansão do número de repetições do trio da citosina, adenina e guanina (CAG).

O papel da proteína tau – associada à formação e manutenção da morfologia neuronal e de suas conexões específicas – tinha sido estudado até agora em um determinado grupo de doenças neurodegenerativas, mas era desconhecido no caso do Huntington.

Segundo a investigação, o RNA mensageiro (cópia do DNA) destes pacientes apresentou alterações semelhantes às de patologias conhecidas como tauopatias (Alzheimer, demência frontotemporal, degeneração corticobasal), que causam desequilíbrio e aumento da proteína tau no cérebro.

A relação direta entre a tau e o Huntington sugere que o tratamento genético com pequenas moléculas relacionadas com a tau para algumas tauopatias poderiam ser úteis para o tratamento dele também.

Segundo José Javier Lucas, diretor do estudo e Marta Fernández-Nogueiras, primeira signatária do artigo, as pesquisas sobre o Huntington se beneficiarão “do muito que já se conhece sobre a tau por causa de seu papel no Alzheimer e em outras tauopatias”.

Por outro lado, os depósitos de tau em forma de varinha detectados no Huntington eram desconhecidos no Alzheimer e poderiam fornecer novas informações que ajudem na busca de cura e tratamento de todos estes males.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.