Dois primeiros casos de chicungunha contraída na Flórida são confirmados

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 13h45

Miami, 18 jul (EFE).- As autoridades de saúde da Flórida (EUA) confirmaram nesta sexta-feira os dois primeiros casos do vírus chicungunha, que gera sintomas parecidos ao da dengue, contraído em território americano, não no exterior, pela picada de um mosquito.

Os afetados, que não tinham viajado ao estrangeiro recentemente, são uma mulher de 41 anos residente no condado de Miami-Dade e um homem de 50 anos vizinho do condado de Palm Beach, ambos no sudeste do estado, disse à Agência Efe Olga Connor, diretora de comunicação do Departamento de Saúde da Flórida.

O contágio aconteceu, em ambos os casos, por uma pessoa que contraiu este vírus no Caribe e foi picada de novo, desta vez na Flórida, por um mosquito não infectado que transmitiu posteriormente esta doença a outras pessoas.

Até o momento foram confirmados este ano 82 casos de chicungunha na Flórida, incluindo os dois últimos, oitenta deles em pessoas que se infectaram em países do Caribe nos quais estiveram recentemente, não no estado.

“Alertamos a população para que tomem precauções contra a picada dos mosquitos mediante o uso de repelente e camisas de manga comprida, além de cobrir as portas e janelas com telas metálicas”, assinalou em comunicado Anna Likos, epidemiologista e diretora do Centro de Controle de Doenças e Proteção da Saúde da Flórida.

O chicungunha, transmitido pelos mosquitos da espécie Aedes, é uma doença viral detectada pela primeira vez em 2013 no Caribe.

Os sintomas, que podem durar meses, aparecem, em geral, entre o terceiro e sétimo dia após a picada de um mosquito infectado e se manifestam com febre, dor intensa nas articulações e na cabeça, além de brotoejas na pele.

Não existe uma vacina nem um remédio específico antiviral para o tratamento desta doença, só para reduzir a febre e a dor.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) do dia 3 de julho, na América foram registradas 21 mortes por causa deste vírus, 4.756 casos confirmados e 302.081 casos suspeitos, deles 193.395 na República Dominicana

O vírus do chicungunha foi detectado na Ásia, África e Europa antes de ser confirmado o primeiro caso no Caribe em 2013. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.