El Salvador confirma duas mortes causadas pela febre chicungunha

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 23h09

San Salvador, 18 dez (EFE).- O Ministério da Saúde de El Salvador confirmou nesta quinta-feira que duas mortes ocorridas entre agosto e setembro foram causadas pelo vírus chicungunha, que até então não havia gerado vítimas.

As vítimas foram dois homens, um de 72 anos natural de Sonsonate e um de 69 anos, de San Salvador, informou em entrevista coletiva nesta quinta-feira o diretor de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (MINSAL), Rolando Masís.

“O registro destas duas mortes determina uma taxa de letalidade de 0,001 %”, disse Masís, que afirmou que ambos as mortes foram auditadas pelo Comitê Nacional de Auditoria Médica.

Os dois pacientes foram atendidos em diferentes dependências do Instituto Salvadorenho do Seguro Social (ISSS) e morreram entre agosto e setembro, acrescentou.

Desde maio, quando surgiram os primeiros casos da doença, El Salvador confirmou o registro de “166 casos” de contaminação pelo vírus, em um total de “161.594 suspeitas”, declarou o MINSAL em sua conta no Twitter.

El Salvador está em alerta contra o vírus da dengue e o da febre chicungunha desde 25 de junho.

Ambas as doenças têm os mesmos vetores de transmissão: os mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus.

A ministra da Saúde de El Salvador, Violeta Menjívar, declarou nesta-quinta feira, sem maiores precisões, que entre janeiro e 13 de dezembro, o país registrou quatro mortes causadas pelo vírus da dengue e confirmou 16.117 casos da doença, o que representa “um aumento de 49%” em relação ao ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.