EUA aprovam pílula para tratar epilepsia criada com impressora 3D

  • Por EFE
  • 04/08/2015 15h16

Pílula produzida pela companhia farmacêutica dissolve mais rápido Reprodução Pílula produzida pela companhia farmacêutica dissolve mais rápido

A empresa Aprecia Pharmaceuticals anunciou nesta terça-feira que conseguiu a aprovação da Administração de Alimentos e Remédios (FDA) dos EUA para comercializar uma pílula contra a epilepsia produzida com uma impressora 3D.

A empresa indicou que, graças à tecnologia de impressão tridimensional, foi possível criar com detalhes uma estrutura porosa que permite que a pastilha se dissolva mais rapidamente, ao mesmo tempo que concentra uma maior quantidade de remédio.

O sistema de impressão, batizado de ZipDose, pode concentrar até 1.000 miligramas em um só dose, segundo indicou a companhia, com base em Ohio (EUA), em seu comunicado.

O remédio da Aprecia Spritam, o primeiro produzido por impressão 3D, chegará ao mercado no início de 2016.

A tecnologia de impressão tridimensional ficou extremamente mais barata nos últimos anos, permitindo a desenvolvedores, desenhistas e especialistas de todos os tipos de disciplinas aplicá-la à criação em tempo recorde de peças e ferramentas mais complexas.

Até o momento, a FDA tinha aprovado apenas a comercialização de aparatos médicos e próteses criadas com impressoras 3D.

Segundo a Aprecia, sua nova tecnologia de impressão de remédios servirá para melhorar a administração em crianças e idosos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.