EUA atualizam protocolo para prevenção de ebola entre equipes de saúde

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 01h17

Atlanta (EUA), 20 out (EFE).- O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira novas recomendações para as equipes de saúde responsáveis pelo tratamento de pacientes com ebola dentro do país.

“As recomendações que estamos divulgando hoje estão atualizadas com medidas de segurança adicionais para proteger melhor os trabalhadores sanitários, porque consideramos que apenas um trabalhador sanitário contaminado inaceitável”, declarou em entrevista coletiva o diretor dos CDC, Thomas Frieden.

As novas recomendações foram analisadas pelas equipes médicas dos hospitais dos Estados Unidos que trataram pacientes com ebola, médicos da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e outras organizações que trabalham no combate à doença.

Frieden destacou a importância do treinamento exaustivo das equipes de saúde – especialmente em relação à forma adequada de colocar e retirar o equipamento de proteção pessoal, a não exposição de ponto nenhum da pele depois de estar vestido com o traje e contar com a supervisão de alguém no momento de vestir e tirar a roupa de proteção como pontos fundamentais para diminuir o risco de contágio.

“Apesar de darmos muita atenção ao equipamento de proteção, que é crítico e importante, o maior risco no tratamento de pacientes com ebola é no momento em que a pessoa a cargo do tratamento tira o equipamento de proteção. Por isso nestas novas recomendações indicamos uma forma muito cuidadosa, quase como um ritual, para fazê-lo”, indicou.

Frieden destacou ainda a necessidade de todos os trabalhadores sanitários que forem tratar um paciente de ebola receber tratamento extensivo e demonstrarem capacidade para fazê-lo.

Ele assinalou que apesar de se dever limitar a quantidade de pessoas que tratam um paciente com ebola, é importante que quem estiver cuidando do paciente tenha a assistência de um supervisor que analise cuidadosamente todo o tratamento.

O diretor do CDC assinalou que estão trabalhando para identificar um grupo de hospitais ou centros médicos com capacidade para tratar pacientes com ebola em todo o país e servirem de referência.

Atualmente, somente quatro hospitais em todos os Estados Unidos contam com unidades especiais de isolamento para tratar pacientes altamente contagiosos.

Duas das enfermeiras que trataram Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente de ebola que morreu nos Estados Unidos, foram contaminadas enquanto cuidavam dele no Hospital Presbiteriano de Dallas, Texas.

Elas estão internadas em duas das unidades especializadas no tratamento deste tipo de doença, uma em Washington e outra em Atlanta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.