EUA se mostram dispostos a colaborar com Cuba na luta contra o ebola

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 23h37

Washington, 21 out (EFE).- Os Estados Unidos estão dispostos a colaborar com Cuba na luta internacional contra o ebola na África Ocidental, segundo confirmou nesta terça-feira à Agência Efe um porta-voz do Departamento de Estado que preferiu não se identificar.

“Celebramos a oportunidade de colaborar com Cuba para enfrentar este surto de ebola”, declarou o funcionário americano, que destacou a “significativa contribuição” do país caribenho, com o envio de centenas de médicos à África.

O ex-presidente cubano Fidel Castro ofereceu neste final de semana a Washington a cooperação de seu país perante a ameaça da doença.

A porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, não descartou na segunda-feira a possibilidade de uma conversa a respeito entre Estados Unidos e Cuba, que carecem de relações diplomáticas há mais de meio século, mas disse desconhecer se o governo americano está aberto a isso.

O secretário de Estado americano, John Kerry, também já havia elogiado na sexta-feira passada o esforço de Cuba, um país de 11 milhões de pessoas, que enviou à região 255 profissionais de saúde.

“Nenhum país, nem grupo de nações separadamente vai resolver este problema por eles mesmos. Isto vai requerer uma resposta coletiva global”, disse o secretário de Estado.

“Com esse espírito, o Departamento de Estado está em comunicação com todos os membros da comunidade internacional, inclusive Cuba, que participam deste esforço global através de canais multilaterais, como a Organização Mundial da Saúde, assim como reuniões diplomáticas”, acrescentou o funcionário americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.