Flórida determina vigilância sobre viajantes que retornem da África Ocidental

  • Por Agencia EFE
  • 25/10/2014 21h19

Miami, 25 out (EFE).- O governador da Flórida, Rick Scott, assinou neste sábado uma ordem executiva que obriga os viajantes que retornem de Libéria, Guiné ou Serra Leoa a submeter-se a uma vigilância médica durante 21 dias, período de incubação do vírus do ebola.

Através de um comunicado, o governador afirmou que o Departamento de Saúde da Flórida (DOH) já começou a trabalhar para identificar qualquer um que tenha retornado à Flórida após viajar para um desses três países africanos, onde se registram o maior número de casos desta epidemia.

Scott informou que as autoridades do DOH já identificaram quatro pessoas que nos últimos dias chegaram à Flórida provenientes destes três países, e lhes solicitaram que se submetam a esta vigilância de 21 dias, que inclui duas revisões diárias.

“Outras ações do Departamento de Saúde da Flórida incluirão uma quarentena obrigatória para qualquer um dos que suspeitemos ter um alto risco de testar positivo para ebola pelo tipo de contato que tenha tido com a doença”, destacou Scott.

O governador reiterou que até o momento não se detectou nenhum caso de ebola na Flórida e que estas medidas são de caráter preventivo.

Na sexta-feira, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e o de Nova Jersey, Chris Christie, decidiram extremar as precauções em relação ao ebola ao estabelecer que o pessoal médico que retorne a estes estados após ter tratado pacientes na África Ocidental seja posto em quarentena.

A decisão, que implica também em um maior controle para os demais viajantes que tenham estado em contato com doentes de ebola na África, foi tomada depois que na quinta-feira se diagnosticasse o primeiro caso desta doença em Nova York, um médico que retornou à cidade após ter tratado pacientes na Guiné.

Seguindo o exemplo de Nova York e Nova Jersey, neste sábado, o governador de Illinois, Pat Quinn, assinou uma ordem que impõe um período de quarentena aos residentes com alto risco de contrair ebola, após ter viajado para a África Ocidental.

Segundo os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação da epidemia de ebola, do total de 10.141 infectados, 4.922 morreram. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.