FMI alerta para crescentes necessidades em países afetados pelo ebola

  • Por Agencia EFE
  • 30/10/2014 16h18

Washington, 30 out (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu nesta quinta-feira que “pioraram” as perspectivas econômicas para os países mais afetados pelo ebola na África Ocidental, motivo pelo qual prevê que as necessidades de financiamento sejam “grandes” em 2015.

“Há uma grande quantidade de incerteza sobre o volume das necessidades financeiras, mas certamente 2015 vai ser um ano desafiante”, afirmou Gerry Rice, porta-voz do FMI, em sua entrevista coletiva quinzenal.

Rice assegurou que as perspectivas para Guiné, Libéria e Serra Leoa, os mais afetados pelo surto, “pioraram” devido à contínua luta contra o vírus na região.

O organismo internacional aprovou no início do mês uma assistência financeira de emergência de US$ 130 milhões para estes três países, com o objetivo de ajudar-lhes a estabilizar suas contas públicas e respaldar os esforços sanitários para conter o surto.

No entanto, o porta-voz ponderou que, “se o surto se prolongar mais ou se estender a outros países, obviamente teria efeitos de contágio maiores a outros países”.

“Estamos preparados para fazer mais”, acrescentou Rice perante os jornalistas.

Os cálculos preliminares da instituição internacional apontam que o crescimento econômico poderia reduzir-se cerca de 3% na Libéria e em Serra Leoa e em cerca de 1% na Guiné em 2014 como consequência do vírus.

Rice estima que as “necessidades fiscais mais imediatas”, nos próximos meses, poderiam ser de cerca de US$ 100 milhões para cada país.

Segundo informou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus matou até o momento 4.922 pessoas e 13.703 pessoas se infectaram desde o início da epidemia, no último mês de março.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos previram que o número de casos totais de ebola poderia disparar até 1,4 milhão em janeiro, se a epidemia não for contida na origem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.