Governo da Libéria confirma que só há 5 casos de ebola no país

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 13h30

Monróvia, 27 jan (EFE).- O governo da Libéria confirmou nesta terça-feira que há apenas cinco casos de ebola no país, o que representa um grande avanço na luta para erradicar uma epidemia que causou quase 9 mil mortes no oeste da África.

“Se tudo ocorrer bem e outras pessoas não se contagiarem, chegaremos a zero casos. Estamos lutando para conter a epidemia e para que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declare a Libéria como livre de ebola”, disse o vice-ministro de Saúde do país, Tolbert Nyenswah, ao jornal local “Daily Observer”.

Segundo Nyenswah, ainda há riscos de novos contágios. Outras 25 pessoas foram colocadas em quarentena após terem contato com uma mulher infectada pelo vírus, que morreu na última semana, no subúrbio de Paynesville, na capital Monróvia.

“A Libéria está perto de erradicar esse vírus mortal e o governo segue trabalhando duro na luta contra o ebola, como demonstrado pela redução do número de contágios em todo o país”.

De acordo com os últimos relatórios da OMS, a Libéria é o único país onde uma redução dos níveis de transmissão do vírus tem sido observada. Há uma estabilização do número de casos em Serra Leoa, porém, na Guiné, não há sinais de que a epidemia tenha sido controlada.

O primeiro caso do atual surto da doença ocorreu em dezembro de 2013, no estado de Guéckédou, na Guiné. De lá, o vírus se expandiu para o resto do país e cruzou as fronteiras da Libéria e de Serra Leoa, até infectar quase 22 mil pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.