Nascidos entre 1945 e 1965 devem realizar exame que detecta Hepatite C

  • Por Jovem Pan
  • 11/03/2015 21h51
Porto Alegre, RS, 25/07/2014 Lançamento do evento alusivo ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Local: Parque da Redenção - Espelho DÁgua Foto: Evandro Oliveira/PMPA Evandro Oliveira/PMPA Prefeitura sedia evento alusivo ao Dia Mundial Contra Hepatites em Porto Alegre

Pessoas que nasceram entre 1945 e 1965 devem fazer o exame que detecta a Hepatite C. Após alerta nos Estados Unidos, a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) destacou a importância do teste, já que essas pessoas têm cinco vezes mais riscos de estarem contaminadas.

O teste de Hepatite C é feito por meio de exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus no corpo da pessoa. Em caso positivo, um novo exame é realizado para analisar o material genético do vírus. Caso dê positivo novamente, é necessária uma biópsia do fígado para que se indique um tratamento.

Os nascidos entre 1945 e 1965 cresceram em uma época em que eram comuns o uso de seringas de vidro e transfusões de sangue não testadas para hepatite C, por isso esse grupo de risco deve dirigir-se a uma unidade básica de saúde.

Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da Hepatite C, no entanto, apenas 12 mil sabem e fazem tratamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.