ONU prorroga sua missão na Libéria, e pede mais ajuda contra ebola

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2014 14h16

Nações Unidas, 15 set (EFE).- O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) prorrogou de hoje até o final do ano a missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL) e chamou à comunidade internacional a oferecer mais ajuda para combater o surto de ebola no país.

O Conselho, em uma resolução aprovada por unanimidade, decidiu estender o mandato por mais três meses, a fim de discutir nesse período possíveis modificações. Em qualquer caso, o principal órgão de decisão da ONU já deixou clara sua vontade de continuar com a missão pelo menos por mais um ano, até 30 de setembro de 2015.

O atual mandato autoriza à UNMIL a dispor de uma força máxima de quase 9.400 soldados, entre militares, policiais e civis a fim de apoiar o governo e consolidar a paz e a segurança no país. A missão, que chegou a ter de 15 mil soldados, foi reduzindo paulatinamente, um processo que a priori deveria continuar no próximo ano.

O Conselho aproveitou o texto aprovado hoje para expressar, além disso, sua “grave preocupação” pelo alcance da epidemia de ebola na África Ocidental, em particular na Libéria, Guiné e Serra Leoa, e para dar as boas-vindas às iniciativas iniciadas para combatê-la. Ao mesmo tempo, pediu à comunidade internacional “que responda rapidamente à escassez de profissionais médicos qualificados e equipamento apropriado, e adote as medidas preventivas que sejam necessárias para fazer frente ao surto”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.