Paracetamol e outros quatro remédios da Teuto sofrem recall; veja os lotes

  • Por Jovem Pan
  • 16/09/2014 16h02
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 14-04-2010: Mulher escolhe medicamento em prateleira de drogaria após o STJ ter suspendido liminares que permitiam às grandes redes oferecerem remédios vendidos sem receita fora do balcão em São Paulo (SP). (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, COTIDIANO) Zanone Fraissat/Folhapress Remédios

O laboratório Teuto Brasileiro S/A comunicou nesta segunda o recall de cinco medicamentos, entre eles o analgésico Paracetamol (confira os lotes abaixo).

De acordo com o site da empresa, foi verificada “a presença de um objeto metálico, semelhante a um parafuso” dentro de uma embalagem inviolada do produto Paracetamol Comprimidos Genérico, “não havendo risco para a saúde e segurança do consumidor”, garante a companhia.

Outro medicamento que teve o “recolhimento voluntário” de um de seus lotes foi o creme vaginal Nistatina. De acordo com o Teuto, ocorreu na embalagem a presença de Neomicina + Bacitracina Zíncica pomada, que poderia comprometer o tratamento de candidíase vaginal do paciente.

O antidepressivo Amitriptilina também teve lote com recall. Foi encontrado em embalagens substância (cloridrato de metformina) que pode influenciar no controle de glicemia do paciente, além de provocar sedação leve, o efeito esperado do medicamento.

O genérico Cetoconazol, remédio anti-fungos, teve erroneamente em sua embalagem o produto Atenolol, que poderia comprometer o tratamento de infecções micóticas.

Indicado para controlar o nível de colesterol, a Atorvastatina Cálcica também sofreu recall. Foi encontrada na embalagem danificada uma concentração menor do mesmo produto. O erro poderia influenciar no tratamento.

Confira a lista dos produtos e lotes que não devem ser utilizados:

  • Lote 1998101 do produto PARACETAMOL 500MG C/20 COMPRIMIDOS GENÉRICO
  • Lote 8910019 do produto NISTATINA 25.000UI/G CREME VAGINAL 60G C/ 14 APLICADORES DE 4G GENÉRICO
  • Lote 2444408 do PRODUTO AMITRIPTILINA 25MG COMPRIMIDOS
  • Lote 6909006 do produto ATORVASTATINA CÁLCICA 10MG C/60 COMPRIMIDOS REVESTIDOS GENÉRICO.
  • Lote 1048105 do produto CETOCONAZOL 200MG C/30 COMPRIMIDOS GENÉRICO

O laboratório Teuto informa que “procedeu o recolhimento voluntário” dos produtos e diz que os consumidores afetados “poderão entrar em contato com o SAC da empresa através do 0800 62 1800, para obter maiores esclarecimentos.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.