Parque de Tóquio é foco dos primeiros casos de dengue no Japão em décadas

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2014 06h42

Tóquio, 1 set (EFE).- As autoridades japonesas anunciaram nesta segunda-feira que o parque de Yoyogi, na região central de Tóquio, é o foco dos 22 casos de dengue registrados nos últimos dias no Japão, os primeiros da doença contraídos dentro do país desde 1945.

O Instituto japonês de epidemiologia confirmou hoje 19 novos contágios que se somam aos outros três casos de pessoas hospitalizadas pelo vírus na semana passada, informou uma porta-voz do Ministério da Saúde, em declarações divulgadas pela rede “NHK”.

Todas os doentes têm em comum terem estado no parque da capital japonesa, no distrito de Shibuya, e um dos atrativos turísticos da cidade.

“Os contágios foram causados por mosquitos ao redor do parque de Yoyogi. Os mosquitos não podem se movimentar a muita distância, portanto não consideramos que o vírus vá se expandir em grande escala”, afirmou o porta-voz.

As autoridades japonesas ataram e fumegaram com 800 litros de inseticida as áreas úmidas do parque onde os mosquitos se reproduzem, assinalou a mesma fonte.

Embora a cada ano sejam registrados 200 casos de cidadãos japoneses infectados pela doença durante viagens ao exterior, em quase 70 anos não havia sido detectado nenhum caso doméstico.

Os novos casos afetam pessoas de seis províncias diferentes que não tinham viajado para o exterior nos últimos meses, e entre eles há dois repórteres da emissora “TBS” que tinham ido ao parque para fazer matérias sobre o surto.

Todos eles evoluem favoravelmente das fortes febres provocadas pelo vírus, segundo o ministério japonês, que recomendou a todas as pessoas com sintomas febris que visitem uma clínica.

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas contraem dengue a cada ano no mundo, principalmente nas áreas subtropicais da Ásia, da América Latina e da África. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.