Peru declarará alerta verde por casos de chicungunha na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2014 19h14

Lima, 13 set (EFE).- As autoridades do Peru declararão alerta verde a seus serviços de saúde para reforçar as medidas de prevenção e controle perante a presença de casos de febre chicungunha na Colômbia, anunciou neste sábado o vice-ministro da Saúde Pública, Aníbal Velásquez.

Em comunicado oficial, ele explicou que no Peru não existem casos do vírus chicungunha, mas que a informação de sua aparição em países próximos torna necessário reforçar as medidas de segurança sanitária, embora não tenha determinado a data em que declarará o alerta verde.

O vice-ministro disse ainda que o Peru começou a se preparar desde janeiro para fazer frente a esta doença e que a Direção Geral de Epidemiologia emitiu um alerta epidemiológico, além de aprovar o Plano Nacional de Preparação e Resposta frente à Febre Chicungunha 2014.

Velásquez informou que, entre as ações de prevenção, foi declarada emergência sanitária nas regiões com maior índice do vetor transmissor da doença, o mosquito aedes aegypti. Entre estas as regiões estão Loreto, Madre de Dios, Ucayali e San Martín, localizadas na selva; e Piura e Tumbes, no litoral.

Segundo ele, o governo destinou 25 milhões de sóis (R$ 20.450.332) para as ações de controle e prevenção das doenças metaxênicas (transmitidas por vetores) e a diminuição do risco de transmissão da febre chicungunha. EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.