Santa Casa aprova projeto administrativo para solucionar crise

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2015 15h19
Santa Casa 190209

Santa Casa aprovou nesta quarta-feira (25) projeto proposto pelo Ministério Público para tentar solucionar crise histórica que abate a instituição desde julho do ano passado. Entre as medidas estabelecidas está a criação de um comitê de acompanhamento de gestão, que será formado por representantes do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde do Estado e Município.

Em entrevista exclusiva à repórter Izilda Alves da Rádio Jovem Pan, o coordenador desse projeto, o promotor Arthur Pinto Filho disse que a primeira reunião deve acontecer já na semana que vem e explicou como será a nova administração da Santa Casa de São Paulo. “A missão desse comitê de acompanhamento será promover as reformas que estão no nosso documento. A transparência dos contratos será levada a público e será formada uma controladoria dentro da Santa Casa para que se verifique como está sendo gasto o dinheiro público”, esclareceu.

O promotor enfatizou que o principal problema da instituição foi má gestão e ressaltou acordos que classificou como “estranhos”. “Os contratos que a Santa Casa firmou com a Lojamed, que era a empresa que de quem comprava medicamentos e materiais, é um contrato leonino, que viola os interesses da Santa Casa”, e acrescentou que, por mais que as ações tenham sido suspeitas, não se pode afirmar que tenha havido desvio de recursos, “má gestão eu não tenho dúvida, mas eu não posso afirmar categoricamente qualquer outra coisa”.

Sobre a apuração dos motivos da crise, Arthur Pinto Filho afirmou que a investigação está sendo feita de forma sigilosa pelo Ministério Público. “Havendo questões concretas, ações propostas, essa questão será imediatamente levada à imprensa de São Paulo”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.