SP confirma sétima morte por Febre Amarela, a 5ª ligada a idas para MG

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 04/02/2017 09h08 - Atualizado em 11/05/2017 16h18
Mosquito Aedes aegypti em laboratótio de Guadalupe, no México. 8/3/2016. REUTERS/Daniel Becerril REUTERS/Daniel Becerril - 8/3/2016 Mosquito Aedes aegypti em laboratótio de Guadalupe

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou ontem a sétima morte por febre amarela em território paulista.

O paciente havia viajado para Minas Gerais, onde provavelmente ocorreu a infecção. Outras quatro vítimas também têm histórico de viagem. Somente dois óbitos foram autóctones, ou seja, com transmissão da doença dentro do Estado. Eles ocorreram em Américo Brasiliense e Batatais.

As cinco mortes com infecções importadas de Minas foram registradas nos municípios de São Paulo (três casos), Santana de Parnaíba e Paulínia. Há ainda 13 casos da doença em investigação, cinco com provável infecção no interior de São Paulo e oito de pessoas que haviam viajado para outros Estados.

Alerta norte-americano

No País, o número de mortos por febre amarela sobe para 60 e agência de saúde dos Estados Unidos emitiu alerta para os cidadãos que viajarem para o Brasil.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano recomenda vacina para quem for às cidades afetadas pela doença.

O alerta é de categoria dois, considerado de precaução reforçada, mas não inclui orientações para não viajar.

O Consulado dos Estados Unidos já tinha divulgado mensagem de segurança para que os visitantes se vacinem contra a febre amarela.

Nesta semana, o governo brasileiro anunciou o envio de 40 milhões de reais aos municípios atingidos pela doença.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, entende que a tendência é de queda no número de casos da doença devido à ampliação da cobertura vacinal.

Até agora, foram registrados 921 casos suspeitos da doença, sendo que 161 já foram confirmados e 58 descartados.

A febre amarela já chegou a 102 municípios, sendo que 65 estão concentrados em Minas Gerais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.