Testes de vacina contra ebola em humanos começarão na próxima semana nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2014 14h44

Washington, 28 ago (EFE).- Os testes de uma vacina contra o vírus do ebola em humanos serão iniciados na próxima semana em um centro médico dos EUA, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

“Temos sinal verde para começar”, disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), um departamento do Instituto Nacional de Saúde (NIH).

Os testes serão realizados no Centro Clínico de Bethesda (Maryland), nos arredores de Washington, em 20 adultos voluntários – todos saudáveis -, que receberão a vacina no braço com o objetivo de comprovar sua eficácia e se a mesma é segura.

Este será o primeiro de uma série de testes que serão realizados em parceria com médicos britânicos, que também poderão testar essa vacina no Reino Unido, Gâmbia, Mali e, possivelmente, na Nigéria.

“Há uma necessidade urgente de conseguir uma vacina contra o ebola, e é importante estabelecer que a vacina seja segura e estimule o sistema imunológico para que reaja de uma maneira que proteja contra a infecção”, assinalou Fauci.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que a epidemia do vírus do ebola na África Ocidental é uma das emergências sanitárias mais complexas dos últimos anos e que são necessários pelo menos US$ 490 milhões para tentar conter o número de pessoas infectadas, que estão crescendo de forma exponencial.

De acordo com a OMS, 40% dos casos de contágio ocorreram nas últimas três semanas.

Embora a organização tenha confirmado hoje que os casos contabilizados superam os 3 mil, gerando 1,5 mil vítimas, a agência sanitária das Nações Unidas estima que possa haver entre dois e quatro vezes mais casos de contágios.

Perante “a rápida intensidade da transmissão”, a OMS se prepara para a possibilidade do número total de infectados ultrapassar a marca de 20 mil pessoas durante esta epidemia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.