UE destina 24,4 milhões de euros para impulsionar pesquisa contra o ebola

  • Por Agencia EFE
  • 23/10/2014 09h40

Bruxelas, 23 out (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) anunciou nesta quinta-feira que fornecerá 24,4 milhões de euros do orçamento da UE para a pesquisa sobre o vírus do ebola, diante da situação de emergência causada pela epidemia da doença.

A Comissão informou em comunicado que o financiamento será destinado a cinco projetos de Bélgica, França e Alemanha, que incluem desde um teste clínico em grande escala de uma vacina potencial, até a realização de testes de compostos para tratar o vírus do ebola.

Os fundos procedem do Horizonte 2020, programa de pesquisa e de inovação da UE, e que serão fornecidos através de um procedimento de urgência a fim de começar os trabalhos o mais rápido possível.

O Executivo da UE lembrou que já colabora com a indústria na futura criação de vacinas, remédios e diagnósticos para lutar contra o vírus e outras doenças hemorrágicas, através da Iniciativa sobre Remédios Inovadores.

O presidente da CE, José Manuel Barroso, assinalou que “é preciso enfrentar a situação de emergência e, ao mesmo tempo, dar uma resposta a longo prazo”, e que esse financiamento adicional “impulsionará parte da pesquisa mais promissora para a criação de vacinas e tratamentos”.

A comissária europeia de Pesquisa, Máire Geoghegan-Quinn, ressaltou a necessidade de intensificar o estudo sobre o vírus do ebola, acrescentando que “os projetos selecionados reunirão os melhores pesquisadores e a indústria nos esforços para lutar contra esta doença mortal”.

A CE informou que o financiamento será fornecido após as propostas de equipes dentro da UE e em vários outros países avaliados por um grupo de especialistas independentes.

O anúncio da CE coincide com a realização nesta quinta-feira em Genebra de uma reunião de alto nível sob o patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual participam representantes da comunidade internacional e da indústria farmacêutica.

Nessa reunião se examina o acesso às vacinas a curto prazo, o financiamento das campanhas de vacinação e de imunização, assim como concepção, capacidade de produção, regulação e indenização dos testes clínicos.

Até o momento, a UE comprometeu 180 milhões de euros de ajuda aos países afetados pela epidemia da doença. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.