Uruguai apreende 2,5 toneladas de carne de frango contrabandeada do Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 23h59

Montevidéu, 24 ago (EFE).- A Direção Nacional de Alfândegas do Uruguai realizou mais de 100 operações para evitar o contrabando de carne de frango na fronteira com o Brasil e apreendeu 2,5 toneladas de mercadorias após uma denúncia feita pela Câmara Uruguaia de Processadores Avícolas na última segunda-feira.

As ações, explicaram as autoridades, têm como objetivo “chegar aos grandes contrabandistas e não aos pequenos”, destaca um comunicado divulgado pela presidência do Uruguai.

As operações incluíram fiscalizações em todo o anel do perímetro da fronteira com o Brasil, que inclui as cidades de Melo, Tacuarembó, Rivera e Chuy. Nos 100 procedimentos desde a última segunda-feira, foram realizadas 40 apreensões, totalizando as 2,5 toneladas de carne de frango confiscada.

As operações começaram após uma denúncia feita no último dia 17 de agosto pela Câmara Uruguaia de Processadores Agrícolas, na qual a entidade expressou preocupação pelo contrabando de frango na fronteira entre os dois países.

O secretário da Cupra, Carlos Steiner, alertou sobre a possibilidade de problemas sanitários devido ao contrabando de carne de frango, que são contrários aos “padrões de qualidade” do Uruguai e podem afetar toda a indústria avícola do país.

Além disso, ele disse que o frango comercializado legalmente possui uma etiqueta onde indica onde o animal foi criado e processado no país, com as garantias exigidas pela lei. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.