Voluntária da MSF com ebola será enviada à França

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 17h17

Paris, 17 set (EFE).- Uma voluntária francesa da ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) foi contagiada com o vírus do ebola quando trabalhava na Libéria, de onde será transferida a um centro de tratamento especializado na França.

A MSF informou nesta quarta-feira, que a mulher, que faz parte da equipe que a organização possui na Monróvia, a capital desse país, foi isolada desde que os primeiros sintomas foram descobertos ontem. Segundo a organização, testes serão feitos para confirmar a doença.

A voluntária, cuja identidade não foi divulgada, será transferida à França conforme os “protocolos rígidos de evacuação médica” estabelecidos pela MSF. A França possui, atualmente, nove hospitais preparados para receber esse tipo de pacientes.

A organização humanitária insistiu que com seu pessoal “aplica protocolos de proteção extremamente rígidos”, tanto antes quanto durante uma missão em um país afetado pelo ebola, assim como com seu retorno, e em que isso “permite reduzir de forma drástica o risco de infecção”. Mas admitiu: “Esse risco faz parte deste tipo de intervenção, e nossas equipes não estão completamente imunes”.

A MSF lembrou ainda que vem fazendo frente à epidemia de ebola do oeste da África desde março, e que tem mais de dois mil profissionais na região, sendo 200 voluntários internacionais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.