Sisi diz não poder ignorar os pedidos de se candidatar à presidência do Egito

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2014 12h43

Cairo, 4 mar (EFE).- O ministro de Defesa e chefe do Exército do Egito, Abdelfatah al Sisi, disse nesta terça-feira que não pode “dar as costas à maioria dos cidadãos” que desejam que se apresente como candidato nas próximas eleições presidenciais.

Em discurso na Academia de Guerra, Sisi pediu que “deixem passar os próximos dias para que se aprovem as medidas oficiais”, em alusão à Lei Eleitoral que deve ser promulgada pelo presidente interino, Adly Mansour, e que regulará a convocação das eleições.

As declarações de Sisi, divulgadas pela agência oficial “Mena”, chegam em um momento em que a imprensa e círculos diplomáticos especulam com crescente intensidade sobre a possibilidade de o marechal não concorrer às presidenciais.

No entanto, as palavras de hoje do militar, que antes deveria abandonar as Forças Armadas se decidisse se candidatar à presidência, podem ser interpretadas como uma intenção de se apresentar às eleições.

“A pátria passa por circunstâncias difíceis que requerem a coesão do povo, do exército e da polícia, porque ninguém pode por si só contribuir para o desenvolvimento do país em circunstâncias como estas”, acrescentou Sisi, considerado o grande favorito antes mesmo de oficializar sua candidatura.

O Conselho de Estado (principal órgão da justiça administrativa) completou a revisão da Lei Eleitoral e enviou com emendas ao presidente Mansur, que deverá promulgá-la nos próximos dias.

Entre as emendas está a regulação dos recursos aos resultados das eleições, que deverão ser apresentados até dois dias após sua publicação, e os tribunais superiores administrativos terão uma semana para dirimir qualquer dúvida antes de publicar a decisão, que será inapelável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.