Sobre para 3 o número de mortos em protestos islamitas no Egito

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2014 07h42

Cairo, 8 fev (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e dez ficaram feridas em confrontos durante os protestos convocados nesta sexta-feira no Egito pelos islamitas a favor do ex-presidente Mohammed Mursi, derrubado por um golpe de Estado em 3 de julho de 2013, informou o Ministério da Saúde neste sábado.

Em nota, o departamento disse que as três mortes foram registradas nas províncias de Al Fayum e Minia, ao sul do Cairo, e no distrito de Guiza, no oeste da capital, onde ocorreram violentos choques entre os serviços de segurança e manifestantes islamitas.

Ainda de acordo com o ministério, os enfrentamentos deixaram pelo menos dez pessoas feridas nessas três províncias, sendo que quatro delas já receberam alta.

Em várias cidades do país, os manifestantes cantaram palavras de ordem contra o ministro da Defesa, Abdel Fatah al Sisi, e a favor de Mursi, derrubado em julho passado.

A chamada Aliança para a Defesa da Legitimidade, liderada pela Irmandade Muçulmana, convocou os protestos e hoje voltou a pedir a seus seguidores que continuem seus esforços para “derrubar a injustiça e defender os direitos dos mártires e dos presos”.

A campanha coincide com o terceiro aniversário da revolução que teve início em 25 de janeiro de 2011 e acabou com a queda do presidente Hosni Mubarak em 11 de fevereiro desse ano.

As autoridades continuam perseguindo a Irmandade Muçulmana, declarada pelo Governo “grupo terrorista”, e ontem detiveram 14 de seus membros por supostamente incitarem à violência em várias cidades, informou o Ministério do Interior do Egito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.