Tião Viana nega envolvimento com desvio de recursos da Petrobras

  • Por Agência Brasil
  • 12/03/2015 21h53
RIO BRANCO, AC, 22.10.2014: ELEIÇÕES/AC - - Debate entre os candidatos ao governo do Estado do Acre, para o segundo turno, com o Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB), na na TV Acre, nesta quarta-feira (22), em Rio Branco. (Foto: Odair Leal/Folhapress) Folhapress Tião Viana foi reeleito governador do Acre

O governador do Acre, Tião Viana (PT), negou hoje (12) ter qualquer envolvimento com o desvio de recursos da Petrobras ou o recebimento de dinheiro ilícito para sua campanha ao governo do estado em 2010.

Hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a abertura de inquérito para investigar suspeitas de envolvimento de Viana no esquema de desvios de dinheiro na estatal. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que o governador recebeu R$ 300 mil para sua campanha ao Senado em 2010 e que o valor pago pelo doleiro Alberto Youssef.

“A despeito de citação da minha pessoa com a tal Operação Lava Jato, eis a minha posição: estou muito longe dessa podridão; essa podridão está muito longe de mim”, disse o governador, em nota.

Viana disse que sua campanha ao governo do Acre em 2010 recebeu uma doação “legal” da empresa Iesa, que foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Segundo ele, a empresa nunca teve qualquer relação comercial ou institucional com o Acre.

Tião Viana nega que tenha tido qualquer envolvimento no esquema e contato com “personagens desse submundo em investigação”, de acordo com a nota.

“Os dedos sujos da injúria, da calúnia e da difamação que apontam para a minha honra, não escondem a covardia daqueles que certamente não terão a dignidade de vir a público pedir desculpas quando tudo for esclarecido”, diz outro trecho.

Viana disse que quando soube da citação de seu nome por Costa pediu uma interpelação judicial contra o ex-diretor e que determinou o ajuizamento “de ação civil por danos morais e ação penal por denunciação caluniosa”.

O governador informou que autoriza a publicidade de tudo que envolva o seu nome e defendeu as investigações. “Para mim, quanto mais investigação, melhor”.

A nota de Viana foi lida no plenário da Câmara pelo deputado Leo de Brito (PT-AC).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.