Tymoshenko pede que partido não apresente sua candidatura à primeira-ministra

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 12h22

Kiev, 23 fev (EFE).- A ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko, libertada ontem da prisão, pediu neste domingo que seu partido não apresente sua candidatura para liderar o governo nascido do triunfo dos protestos.

“Para mim foi uma surpresa me informar que querem apresentar minha candidatura à primeira-ministra da Ucrânia. Ninguém consultou nem debateu comigo essa questão. Obrigado pelo afeto, mas peço que não apresentem minha candidatura”, disse Tymoshenko, em comunicado divulgado pelo partido Batkivschina (Pátria).

Segundo informou hoje um deputado da legenda, na Rada Suprema (Legislativo) três nomes eram ventilados como prováveis candidatos para o posto de primeiro-ministro: a própria Tymoshenko, o líder do grupo parlamentar do Batkivschina, Arseni Yatseniuk, e o independente Piotr Poroshenko.

O Parlamento começou hoje as discussões para formar uma coalizão parlamentar que possa debater as candidaturas, em mais um passo para a formalização da tomada do poder por parte da oposição na Ucrânia.

Esta é uma condição contemplada pela Constituição de 2004, que ontem foi novamente posta em vigor em uma sessão parlamentar na qual a oposição destituiu o presidente Viktor Yanukovich e nomeou vários cargos no Executivo, entre eles de alguns ministros

O Parlamento designou hoje como presidente interino da Ucrânia Alexandr Turchinov, braço-direito de Tymoshenko e desde ontem chefe do Legislativo.

Pouco antes de sua nomeação, Turchinov pediu aos deputados que iniciem consultas urgentes para estruturar a coalizão de maioria antes de terça-feira.

Após sua soltura ontem na cidade de Kharkiv, Tymoshenko, que cumpria pena por abuso de poder, anunciou a intenção de se candidatar nas eleições presidenciais antecipadas, convidadas pela Rada para 25 de maio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.