Xi Jinping e Obama se reunirão durante cúpula nuclear em Haia

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2014 03h03

Pequim, 17 mar (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, e dos EUA, Barack Obama, se reunirão no final deste mês na cidade holandesa de Haia, durante a III Conferência sobre Segurança Nuclear.

O encontro bilateral de Xi e Obama, entre os dias 24 e 25 de março, será o primeiro deste ano, explicou nesta segunda-feira o vice-ministro chinês Li Baodong.

Em entrevista coletiva para informar sobre a viagem de Xi Jinping à Europa, Li destacou a importância do encontro do presidente da China e com o americano, e afirmou que a China está preparada “para colaborar com os Estados Unidos em garantir os intercâmbios”.

Durante o encontro os líderes da primeira e da segunda potência mundial devem tratar de questões bilaterais, mas também de assuntos de interesse internacional, como a crise na Ucrânia.

Perguntado hoje se a China considera legal o referendo realizado pela república autônoma ucraniana da Crimeia sobre sua reunificação com a Rússia – e que tanto Estados Unidos como seus aliados na Europa consideram “ilegal”, o vice-ministro chinês evitou contestá-lo diretamente e se limitou a esperar que “todas as partes cheguem a um consenso através do diálogo e da negociação”.

“Acompanhamos muito de perto a situação na Ucrânia e pedimos calma”, disse Li.

Além de participar da cúpula sobre segurança nuclear – energia chave para o futuro do gigante asiático, o presidente da China também visitará França, Alemanha e Bélgica.

A viagem começa no próximo dia 22 e vai até 1º de abril, e Jinping terá reuniões bilaterais com o presidente francês, François Hollande, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem assinará acordos de cooperação em diversas áreas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.