Americanos e resto dos habitantes do planetinha: apertem os cintos

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan
  • 09/11/2016 06h22
EFE Donald Trump - EFE

Errar na análise é chato, mexe com o ego. Sim, eu subestimei Donald Trump e superestimei o eleitorado. Apostei e torci por seu bom senso. Acreditei que os americanos iriam repudiar o populismo reacionário de Donald Trump, que não se tornou da noite para o dia uma pessoa mais preparada para dirigir o ainda país poderoso do mundo, que agora está sendo submetido a um choque. Donald Trump continua perigoso, leviano, um protofascista que esbalda racismo, machismo e xenofobia.

Hillary Clinton era o demônio conhecido. Trump é a incerteza e sua vitória apenas torna mais presente, mais angustiante, o salto para o abismo. Não sou de falar estas coisas no ar, de usar termos tão coloquiais, mas lá vai: o povo de saco cheio disse basta ao status quo, mas e agora? O que Trump tem a oferecer além da destruição da ordem? Os pilares já eram frágeis em um país polarizado, Ainda por cima, Trump investe contra uma ordem mundial igualmente frágil que não pode abdicar da liderança americana.
Trump promete muito e promete coisas erradas como trazer fábricas e empregos americanos que foram exportados graças a globalização ou que desapareceram em razão da automatização. Promete abandonar aliados americanos, lavar as mãos das responsabilidades de uma superpotência, exceto nas bravatas transloucadas para combater o terrorismo. Ademais, ele namora de forma sinistra com um paladino autoritário como Vladimir Putin. E não adianta amaldiçoar os mercados. Eles também votam e estão em pânico no mundo todo. Como Trump vai acalmá-los? Garantindo que vai fazer a America great again, grande novamente?
Trump mentiu como ninguém na epopéia que foi sua improvável e improvisada campanha. Na democracia americana, o poder é dele. É isso que devo aceitar. Só isso. Nada mais. Espero dias sombrios para os EUA e para o mundo. O povo gritou de forma selvagem contra o status quo e foi ouvido. Mas, o voto tem consequências. Americanos e resto dos habitantes do planetinha, apertem os cintos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.