Donald Trump tem conversa em “trumpês” com primeiro-ministro do Paquistão

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan
  • 03/12/2016 10h39
EFE Donald Trump - EFE

Entre tuítes, contratações de ministros, promessas de evitar conflitos de interesses e um comício da vitória, Donald Trump conversou no telefone esta semana com o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif. O país do sudeste asiástico é complexo, explosivo e nuclear, mas tudo sempre está sob controle e o pensamento positivo do presidente eleito.

De acordo com o relato paquistanês, o papo foi uma explosão de hipérboles e pontos de exclamação de Trump sobre um país fantástico e um primeiro-ministro fenomenal. Basicamente, uma conversa em trumpês!!!

Como se sabe, Trump não lê longos memorandos, apenas tuítes. Se lesse, saberia da necessidade de tratar com cuidado das peças no tabuleiro geopolítico global. O Paquistão está engajado numa complicada relação com a também nuclear Índia.

No entanto, Trump vagamente prometeu ao primeiro-ministro paquistanês que tentará dar conta do recado e resolver os problemas. Este é o mesmo Trump que divagou na semana passada que seu genro talvez possa mediar conversações de paz entre Israel e os palestinos. É o mesmo Trump que certa vez matutou em voz alta que armas nucleares servem para serem usadas.

Desde que os colonizadores britânicos partiram do subcontinente indiano em 1947 , indianos e paquistaneses já travaram quatro guerras. Pesadamente militarizados e com armas nucleares, os dois rivais vivem uma nova escalada de tensões. Washington faz o que pode para se equilibrar entre os dois vizinhos.

E as relações com o Paquistão são especialmente intrincadas para os americanos, pois o pais é, ao mesmo tempo, vítima do terror islâmico e seu patrocinador. O Paquistão é um país lendário pelo jogo duplo ou mesmo triplo. A questão que muitos levantam é: seria melhor ou pior suspender a ajuda militar e econômica americana ao Paquistão?

É este país complicado com um primeiro-ministro altamente corrupto que Trump considera fantástico. A expectativa da poderosa Índia é ser presenteada com os mesmos carinhos hiperbólicos do presidente eleito dos EUA. E assim tudo estará resolvido, pois Trump é fenomenal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.