Instituto falso de análises e pesquisas: Blinder&Blainder

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan
  • 28/01/2017 10h32

Donald Trump no pátio da Casa Branca nesta quinta (26)

EFE/MICHAEL REYNOLDS EFE - Donald Trump no pátio da Casa Branca nesta quinta (26)

Em um mundo de notícias falsas e fatos alternativos parece legítimo existir um instituto falso de análises e pesquisas como o meu, o Blinder&Blainder. Se fosse para valer, o Blinder aqui, nativo do Brasil teria como sócio o Blainder, que de fato existe. É o Alan Blinder, um renomado economista, professor da Universidade de Princeton e ex-vice presidente do Banco Central. Ah, e, de fato, meu parente, embora a gente nunca tenha se encontrado.

O Blainder (o Alan) acaba de publicar um texto no Wall Street Journal que o Blinder (o Caio) assina embaixo. Ele duvida das promessas do presidente Trump de crescimento econômico mais rápido, apesar da excitação em Wall Street. Afinal, o Índice Dow Jones superou a marca dos 20 mil pontos esta semana. Trump fala de uma taxa anual acima de 4% e sempre informal com números e dados, menciona 5% ou 6%. Ué, por que não crescimento em ritmo chinês?

Alan Blinder também está cético que projetos de infra-estrutura e desregulamentação serão suficientes para realmente aquecer a economia.

Meu professor-parente viaja na história e traz um fato (fato fato): Desde Harry Truman nos anos 50, a taxa de crescimento caiu cada vez que um presidente republicano substituiu um democrata e cresceu quando um democrata assumiu no lugar de um republicano. Blinder duvida que Trump chegue na média de Barack Obama de 2,2%.

Trump promete engatilhar com estímulos fiscais, basicamente através de corte de impostos. Mas este é um momento de quase pleno emprego e foco do corte de impostos serão os mais ricos. Sem fala, que o Banco Central está vigilante para que não haja superaquecimento da economia e os juros devem subir. Para o economista-parente, a maior esperança para o novo presidente é a sorte, pois crescimento alongo prazo é alimentado principalmente por progresso técnico

E há uma parte mais técnica no texto do Blinder ou Blainder mais inteligente que será ignorada pelo menos inteligente. Mas, alguma chance de ser concretizada a promessa de Trump de possante crescimento econômico? Aqui o Blainder se resguarda de uma resposta taxativa. É mais cauteloso que o Blinder.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.